Arquétipo de Afrodite: Amor, Beleza e Sensualidade

Salve, Grande Deusa Afrodite, Deusa da Beleza e do Amor!

Afrodite, como metáfora para forças inatas arquetípicas presentes na alma feminina, traduz a presença transformadora, geradora de vida, aberta ao relacionamento, com consciência ao mesmo tempo enfocada e difusa, vivificante. É a representação do Amor, da Beleza, do Prazer, da Comunicação e da Criatividade.

É a deusa a se cultuar para desenvolver a autoestima - aprender a amar-se!

É uma deusa alquímica: nem "vulnerável", como Deméter, Perséfone e Hera, que dependem dos relacionamentos com filhos, pais ou esposos para se sentirem alguém, sentirem que suas vidas fazem algum sentido; nem "virgem", como Ártemis, Athená e Héstia, deusas absolutamente independentes, realizadas em si mesmas, podendo ou não relacionarem-se com alguém mas sem o peso de que a relação seja determinante de sua razão de viver. Assim, Afrodite é aquela que se relaciona com entrega, sim, trazendo inspiração, arte, paixão, renovação da vida e procriação, mas sem deixar-se possuir ou determinar pelos sentimentos e relacionamentos. Ela se dá com entrega mas, ao mesmo tempo, é livre. Livre e exigente, também ciumenta e orgulhosa, não admitindo que qualquer bela mortal seja cultuada ou tenha sua beleza comparada com a dela (caso da pobre Psiquê).

OS ARQUÉTIPOS SÃO ENERGIAS PODEROSAS E TRAZEM ENORMES TRANSFORMAÇÕES PARA TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA, SEJA PROFISSIONAL, RELACIONAMENTOS, SAÚDE, CARREIRA, NEGÓCIOS ... 

POR ISSO EU RECOMENDO QUE VOCÊ CONHEÇA NOSSO TREINAMENTO SOBRE ATIVAÇÃO DE ARQUÉTIPOS

LÁ VOCÊ VAI ENTENDER A FUNDO COMO FUNCIONA TODA ESSA ENERGIA E APLICA-LÁ DE FORMA CORRETA E OBJETIVA EM TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA


É uma amante arquetípica, possui encantamento, magnetismo, "química". É expressão do prazer no amor, na beleza, na sexualidade e na sensualidade. Geradora, está intimamente ligada à capacidade humana de criar.

Entretanto, a aproximação com esse arquétipo deve ser feito com muito cuidado. Trazer para si os atributos de uma Deusa tão poderosa em meio à vivência humana cotidiana pode significar "brincar" com corações e se queimar no fogo das paixões que será aceso e, sabe a Deusa!, quando haverá de se apagar e, até lá, quanto estrago não poderá fazer.

Aqui, cabe um apelo: jamais utilize a força de Afrodite para iludir corações, brincar com almas humanas, sapatear sobre nobres sentimentos. Lembre-se também que, ao acender essa força dentro de si, o encantamento produzido fará com que o outro se sinta apaixonado, arrebatado... por Afrodite, pela essência de Afrodite, pela força de Afrodite, e não necessariamente por você. Creio ser mais interessante aprender com essa deusa sobre o amor, a paixão, a autoestima, a beleza, a criatividade... para despertar o seu próprio potencial, o seu próprio encanto, e aplicá-lo não só para a conquista de um relacionamento, mas para a geração de projetos banhados pela força esplendorosa da criatividade.

Diferentemente de outras deusas, Afrodite nunca foi vítima ou sofreu. Foi casada com Hefesto, era notória amante de Ares. Afrodite e Hefesto formam o casamento entre o Amor e o Trabalho, as Artes Manuais, o campo da Invenção. Afrodite e Ares formam o improvável par Amor e Guerra, com quem tem os filhos Harmonia, Terror e Medo. Afrodite também tem um filho com Hermes, Hermafrodito. A presença de Afrodite, entretanto, não se limita aos relacionamentos sexuais, podendo estar presente em amizades platônicas, na conexão de almas, como centelha energizante de criatividade e crescimento.

Afrodite é a valorização da experiência emocional com os outros, quer seja no amor casual marcado por grande entrega (que seja eterno enquanto dure!) e envolve o prazer imediato em conhecer e dar-se a conhecer.

Um aspecto pouco observado é que ela é portadora da visão: ser notado por Afrodite confere motivação para que o outro consiga transformar-se naquilo que ela vê. Ela dá força para que o mortal sinta-se capaz de realizar suas aspirações e correr atrás de suas esperanças.


Afrodite relaciona-se com Eros, o Cupido. Em algumas versões, ela é mãe de Eros. Em outras, Eros, como força primordial, estava presente no momento do nascimento de Afrodite, que surge das espumas do mar quando o sangue (ou esperma, ou a própria genitália de Urano, cortada por Chronos, cai no mar, a depender da versão). Sintomático que, no mesmo tempo em que surge a Deusa da Beleza e do Amor, também tenham surgido as Fúrias (as Iríneas).

Por fim, é preciso salientar que uma forma de Afrodite amaldiçoar seus desafetos era concedendo-lhes a benção do amor, da paixão. E isso dá muito o que pensar.

Aspectos positivos

  • Inspiração
  • Concepção de uma nova vida, novos projetos
  • Forte poder de atração (sensual, sexual, amorosa)
  • Aguça as experiências emocionais
  • Intensidade (entrega-se verdadeiramente ao momento)
  • Fertilidade
  • Beleza irresistível
  • Comunicação, comunhão (no sentido carnal, mas também com variação espiritual)
  • Desejo de conhecer e dar-se a conhecer
  • Propicia a conexão entre as almas, o amor platônico
  • Compreensão empática
  • Receptiva, atenciosa
  • Torna fascinante e belo tudo o que toca
  • Apresenta-se em todo trabalho criativo
  • Como musa, desperta no outro a sua fé em si mesmo, sua força de trabalho
  • Possui o olhar que faz com que o outro perceba que seu sonho é possível
  • Sensibilidade aguçada para estímulos (tato, olfato, paladar)

Aspectos de sombra
  • Dificuldade para viver relacionamentos de longo prazo
  • Seu fascínio, envolvente, pode ser ilusório e fugaz
  • Facilmente torna-se objeto de disputa entre os homens
  • Vingativa e ciumenta, não suporta ser zombada, ignorada, comparada ou diminuída
  • Faculta e fomenta paixões proibidas
  • Amaldiçoa fazendo o mortal se apaixonar por alguém inadequado ou incapaz de retribuir esse amor - eis que o amor se transforma em maldição!
  • Exigente
  • Dentro da cultura judaico-cristã, a mulher-Afrodite sentirá o peso da culpa e do julgamento por comportamentos sexuais e amorosos levianos/promíscuos
  • Propensão de gerar energia erótica no outro (e perder o controle da situação)
  • Ao agir conforme seus desejos instintivos, desconsidera as consequências, que podem ser graves (condenação social, homens que só a procuram para satisfação sexual e decorrente baixa autoestima)
  • Sua maneira atenciosa pode ser mal interpretada como abertura para envolvimento sexual
  • Impulsividade: vive o presente sensorialmente, como se não houvesse amanhã
  • Ama intensamente na magia do momento, mas deixa ao longo do caminho uma série de homens amargurados, deprimidos, raivosos e destruídos

Esse texto foi produzido com base no livro AS DEUSAS E A MULHER, de Jean Shinoda Bolen.


Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos 

Os arquétipos são responsáveis por reger e organizar o mundo, a mente e também os comportamentos dos seres.

Para isso, ele atua poderosamente no que chamamos de inconsciente coletivo, trazendo transformações reais para a nossa vida.

Sendo assim, se você deseja mudar a sua frequência e se beneficiar da energia dos arquétipos, recomendamos que você conheça nosso treinamento O Poder dos Arquétipos.

Nosso treinamento trata os arquétipos através de uma abordagem Real, Prática e Inteligente ensinando você a usar essas forças de forma a realizar mudanças profundas em sua vida.

Está preparado(a) para ter enormes transformações em sua vida? Se sim CLIQUE AQUI para conhecer nosso treinamento,








Cíntia Regina
_____________________________________________________________________________________
Outros projetos:
"Clínica dos Sonhos" (análise e interpretação do material onírico trazido pelos clientes), 
"Roda Deusas em Mim" e "Roda Deuses em Mim" (vivências com apresentação de deusas e deuses gregos e sua correlação com os arquétipos mais presentes na alma dos participantes), 
"Atendimento de Tarô" (com foco em consulta e atendimento terapêutico). 
Dirigente do Espaço Meditativo Portal de Aruandacom vivências xamânicas.
Contato para cursos, participação em vivências e consultas: (11)98264-5779.

Comentários

Postar um comentário

Comente!

Postagens mais visitadas deste blog

12 Arquétipos para RELACIONAMENTO PERFEITO!

Arquétipo da Anja Abundia - Riqueza, Abundância e Prosperidade

Como DESATIVAR um Arquétipo? - Guia para Iniciantes