Arquétipo de Afrodite: Amor, Beleza e Sensualidade
Afrodite, como metáfora para forças inatas arquetípicas presentes na alma feminina, traduz a presença transformadora, geradora de vida, aberta ao relacionamento, com consciência ao mesmo tempo enfocada e difusa, vivificante. É a representação do Amor, da Beleza, do Prazer, da Comunicação e da Criatividade.
É a deusa a se cultuar para desenvolver a autoestima - aprender a amar-se!
É uma deusa alquímica: nem "vulnerável", como Deméter, Perséfone e Hera, que dependem dos relacionamentos com filhos, pais ou esposos para se sentirem alguém, sentirem que suas vidas fazem algum sentido; nem "virgem", como Ártemis, Athená e Héstia, deusas absolutamente independentes, realizadas em si mesmas, podendo ou não relacionarem-se com alguém mas sem o peso de que a relação seja determinante de sua razão de viver. Assim, Afrodite é aquela que se relaciona com entrega, sim, trazendo inspiração, arte, paixão, renovação da vida e procriação, mas sem deixar-se possuir ou determinar pelos sentimentos e relacionamentos. Ela se dá com entrega mas, ao mesmo tempo, é livre. Livre e exigente, também ciumenta e orgulhosa, não admitindo que qualquer bela mortal seja cultuada ou tenha sua beleza comparada com a dela (caso da pobre Psiquê).
É uma amante arquetípica, possui encantamento, magnetismo, "química". É expressão do prazer no amor, na beleza, na sexualidade e na sensualidade. Geradora, está intimamente ligada à capacidade humana de criar.
Entretanto, a aproximação com esse arquétipo deve ser feito com muito cuidado. Trazer para si os atributos de uma Deusa tão poderosa em meio à vivência humana cotidiana pode significar "brincar" com corações e se queimar no fogo das paixões que será aceso e, sabe a Deusa!, quando haverá de se apagar e, até lá, quanto estrago não poderá fazer.
Aqui, cabe um apelo: jamais utilize a força de Afrodite para iludir corações, brincar com almas humanas, sapatear sobre nobres sentimentos. Lembre-se também que, ao acender essa força dentro de si, o encantamento produzido fará com que o outro se sinta apaixonado, arrebatado... por Afrodite, pela essência de Afrodite, pela força de Afrodite, e não necessariamente por você. Creio ser mais interessante aprender com essa deusa sobre o amor, a paixão, a autoestima, a beleza, a criatividade... para despertar o seu próprio potencial, o seu próprio encanto, e aplicá-lo não só para a conquista de um relacionamento, mas para a geração de projetos banhados pela força esplendorosa da criatividade.
Diferentemente de outras deusas, Afrodite nunca foi vítima ou sofreu. Foi casada com Hefesto, era notória amante de Ares. Afrodite e Hefesto formam o casamento entre o Amor e o Trabalho, as Artes Manuais, o campo da Invenção. Afrodite e Ares formam o improvável par Amor e Guerra, com quem tem os filhos Harmonia, Terror e Medo. Afrodite também tem um filho com Hermes, Hermafrodito. A presença de Afrodite, entretanto, não se limita aos relacionamentos sexuais, podendo estar presente em amizades platônicas, na conexão de almas, como centelha energizante de criatividade e crescimento.
Afrodite é a valorização da experiência emocional com os outros, quer seja no amor casual marcado por grande entrega (que seja eterno enquanto dure!) e envolve o prazer imediato em conhecer e dar-se a conhecer.
Um aspecto pouco observado é que ela é portadora da visão: ser notado por Afrodite confere motivação para que o outro consiga transformar-se naquilo que ela vê. Ela dá força para que o mortal sinta-se capaz de realizar suas aspirações e correr atrás de suas esperanças.
Afrodite relaciona-se com Eros, o Cupido. Em algumas versões, ela é mãe de Eros. Em outras, Eros, como força primordial, estava presente no momento do nascimento de Afrodite, que surge das espumas do mar quando o sangue (ou esperma, ou a própria genitália de Urano, cortada por Chronos, cai no mar, a depender da versão). Sintomático que, no mesmo tempo em que surge a Deusa da Beleza e do Amor, também tenham surgido as Fúrias (as Iríneas).
Por fim, é preciso salientar que uma forma de Afrodite amaldiçoar seus desafetos era concedendo-lhes a benção do amor, da paixão. E isso dá muito o que pensar.
Aspectos positivos
- Inspiração
- Concepção de uma nova vida, novos projetos
- Forte poder de atração (sensual, sexual, amorosa)
- Aguça as experiências emocionais
- Intensidade (entrega-se verdadeiramente ao momento)
- Fertilidade
- Beleza irresistível
- Comunicação, comunhão (no sentido carnal, mas também com variação espiritual)
- Desejo de conhecer e dar-se a conhecer
- Propicia a conexão entre as almas, o amor platônico
- Compreensão empática
- Receptiva, atenciosa
- Torna fascinante e belo tudo o que toca
- Apresenta-se em todo trabalho criativo
- Como musa, desperta no outro a sua fé em si mesmo, sua força de trabalho
- Possui o olhar que faz com que o outro perceba que seu sonho é possível
- Sensibilidade aguçada para estímulos (tato, olfato, paladar)
- Dificuldade para viver relacionamentos de longo prazo
- Seu fascínio, envolvente, pode ser ilusório e fugaz
- Facilmente torna-se objeto de disputa entre os homens
- Vingativa e ciumenta, não suporta ser zombada, ignorada, comparada ou diminuída
- Faculta e fomenta paixões proibidas
- Amaldiçoa fazendo o mortal se apaixonar por alguém inadequado ou incapaz de retribuir esse amor - eis que o amor se transforma em maldição!
- Exigente
- Dentro da cultura judaico-cristã, a mulher-Afrodite sentirá o peso da culpa e do julgamento por comportamentos sexuais e amorosos levianos/promíscuos
- Propensão de gerar energia erótica no outro (e perder o controle da situação)
- Ao agir conforme seus desejos instintivos, desconsidera as consequências, que podem ser graves (condenação social, homens que só a procuram para satisfação sexual e decorrente baixa autoestima)
- Sua maneira atenciosa pode ser mal interpretada como abertura para envolvimento sexual
- Impulsividade: vive o presente sensorialmente, como se não houvesse amanhã
- Ama intensamente na magia do momento, mas deixa ao longo do caminho uma série de homens amargurados, deprimidos, raivosos e destruídos
Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos
Os arquétipos são responsáveis por reger e organizar o mundo, a mente e também os comportamentos dos seres.
Para isso, ele atua poderosamente no que chamamos de inconsciente coletivo, trazendo transformações reais para a nossa vida.
Sendo assim, se você deseja mudar a sua frequência e se beneficiar da energia dos arquétipos, recomendamos que você conheça nosso treinamento O Poder dos Arquétipos.
Nosso treinamento trata os arquétipos através de uma abordagem Real, Prática e Inteligente ensinando você a usar essas forças de forma a realizar mudanças profundas em sua vida.
Está preparado(a) para ter enormes transformações em sua vida? Se sim CLIQUE AQUI para conhecer nosso treinamento,
Cíntia Regina
_____________________________________________________________________________________
Outros projetos:
"Clínica dos Sonhos" (análise e interpretação do material onírico trazido pelos clientes),
"Roda Deusas em Mim" e "Roda Deuses em Mim" (vivências com apresentação de deusas e deuses gregos e sua correlação com os arquétipos mais presentes na alma dos participantes),
"Atendimento de Tarô" (com foco em consulta e atendimento terapêutico).
Dirigente do Espaço Meditativo Portal de Aruanda, com vivências xamânicas.
Contato para cursos, participação em vivências e consultas: (11)98264-5779.
Nossa tudo a ver comigo! Sou eu!!
ResponderExcluir