O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci, relaciona-se a textos do antigo arquiteto Vitrúvio (80-70 a.C. a 15 a.C.), em que as medidas do desenho do corpo humano são relacionadas à arquitetura. A ideia, aqui, é que as proporções humanas ideais devem encaixar-se em um círculo (símbolo do Paraíso) e um quadrado (símbolo da Terra).
Mais que um esboço de anatomia, o Homem Vitruviano sintetiza os conceitos de unidade, equilíbrio e perfeição.
OS ARQUÉTIPOS SÃO ENERGIAS PODEROSAS E TRAZEM ENORMES TRANSFORMAÇÕES PARA TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA, SEJA PROFISSIONAL, RELACIONAMENTOS, SAÚDE, CARREIRA, NEGÓCIOS ...
POR ISSO EU RECOMENDO QUE VOCÊ CONHEÇA NOSSO TREINAMENTO SOBRE ATIVAÇÃO DE ARQUÉTIPOS
LÁ VOCÊ VAI ENTENDER A FUNDO COMO FUNCIONA TODA ESSA ENERGIA E APLICA-LÁ DE FORMA CORRETA E OBJETIVA EM TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA
Quer saber mais? Leia Por que o Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci é tão icônico, da BBC.
Vamos aproveitar o contexto para falar sobre arquétipos relacionados à saúde física, mental e espiritual, lembrando que o filósofo romano Juvenal já dizia: "Mens sana in corpore sano" (Mente sã em corpo são). A frase aparece numa resposta sobre o que as pessoas devem desejar na vida.
Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,que suporte qualquer tipo de labores,desconheça a ira, nada cobice e creia maisnos labores selvagens de Hércules do quenas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
Destacamos, na bela resposta, as palavras mente, corpo, alma e virtude, o que nos leva a refletir sobre a relação entre corpo, alma (psique) e espírito, ou seja, físico, mental e espiritual.
Se, como sugere o desenho de Leonardo da Vinci e as teorias de Vitrúvio, o corpo pode ser associado a uma estrutura arquitetônica, não é de se estranhar que, na linguagem simbólica dos sonhos, a figura da CASA possa ser interpretada como o próprio corpo. Nosso corpo é a morada de nossa alma e de nosso espírito. Como anda a sua casa?
Alma (psique) e espírito, portanto, formam juntas o INQUILINO, morador temporário responsável direto pelas condições desta casa que é o corpo físico. As decisões tomadas por este morador impactam diretamente sua moradia, que vai apresentar por meio de rachaduras, pintura descascada, infiltrações e mofo no teto e paredes, problemas graves na fundação e estrutura, vazamentos, destelhamentos, entupimentos... o descaso ou mau uso que está sendo feito dela. Além disso, seu quintal pode apresentar acúmulo de lixo e jardins mau cuidados que atraem insetos e outros animais indesejáveis, como ratos, morcegos, mariposas, cupins. Automaticamente, o mau estado do lado de fora da casa contribui para o agravamento do estado emocional, mental e espiritual do seu morador.
Na Psicologia Junguiana, os SINTOMAS físicos podem ser interpretados dentro de um quadro conjuntural. Carregam consigo mensagens do inconsciente, algumas vezes verdadeiros gritos que pedem urgentemente atenção para aspectos emocionais, mentais e espirituais. "O CORPO FALA" não é uma verdade válida apenas para a leitura das expressões faciais e corporais dos outros ou uma estratégia a ser usada quando desejamos passar corretamente uma determinada mensagem/imagem a cerca de nós mesmos para os outros. O corpo também fala com o seu inquilino, com o seu morador, por meio de sintomas que, dentro de uma análise psicossomática, revelam questões profundas por vezes deixadas de lado e arrastadas por anos, embora não tenham deixado de existir, povoando as áreas de sombra do inconsciente pessoal.
A prática do autoconhecimento por meio de meditações e vivências, aliada à busca por terapias que correlacionam corpo, mente e espírito, podem ajudar os "inquilinos" a se sentirem melhor em suas "moradas", a enxergarem como podem resolver os problemas de suas "moradas" e o que esses problemas, mais profundamente, apontam.
Seguindo a analogia entre o Corpo e a Casa, podemos pensar nos seguintes significados: portas e janelas, como áreas e entrada e saída, expressam nossos canais de contato com o exterior (audição, visão, olfato, paladar) e também de comunicação de nossos pensamentos (que saem pela porta da boca e pelas janelas dos olhos). Por meio de certas portas, colocamos nosso lixo pra fora (pensemos no canal da urina e no ânus) e, no caso das mulheres, a mesma porta por onde recebem visitantes especiais é aquela que será utilizada para fazer chegar ao mundo seus novos habitantes.
A pele pode ser pensada como o revestimento externo. É o maior órgão do corpo e responsável pela sensação tátil, térmica, por meio da qual também há um contato imediato com o exterior.
Ossos e músculos dão sustentação à essa construção: são suas colunas, o concreto.
O sistema excretor, com seus encanamentos, tem ponto central no "banheiro"; já o sistema digestivo pode ser associado à "cozinha". O sistema respiratório corresponde às boas ou más condições de ventilação desta casa, assim como o sistema nervoso dirá respeito à distribuição dos pontos de energia.
Tentaremos, em breve, publicar um "Top Dez" dos Arquétipos que podem ser utilizados para quem quer encontrar força e motivação para melhorar sua saúde física, mental e espiritual.
Vagner Araújo
Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos
Os arquétipos são responsáveis por reger e organizar o mundo, a mente e também os comportamentos dos seres.
Para isso, ele atua poderosamente no que chamamos de inconsciente coletivo, trazendo transformações reais para a nossa vida.
Sendo assim, se você deseja mudar a sua frequência e se beneficiar da energia dos arquétipos, recomendamos que você conheça nosso treinamento O Poder dos Arquétipos.
Nosso treinamento trata os arquétipos através de uma abordagem Real, Prática e Inteligente ensinando você a usar essas forças de forma a realizar mudanças profundas em sua vida.
Está preparado(a) para ter enormes transformações em sua vida? Se sim CLIQUE AQUI para conhecer nosso treinamento,
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente!