Arquétipo de Atena - Sabedoria, Inteligência e Conhecimento
Esta é uma Deusa independente, que apesar de transitar muito bem pelo mundo masculino, não mantém com os homens um relacionamento emocional, mas sim intelectual. Trata-se de uma metáfora poderosa para aquelas (e aqueles também) que tem em si, mais atuante, uma força arquetípica que torna a consciência mais focada em si mesma. Atena é uma deusa casta, celibatária... e com relação a isso, sente-se muito bem, obrigado! (rs)
Como arquétipo, está relacionada diretamente à Sabedoria. É a deusa invocada para as áreas de planejamento e execução de atividades, desde as domésticas e artesanais (é também deusa protetora das tecelãs) até aquelas que envolvem decisões políticas, econômicas e bélicas.
Apesar de ser a Deusa da Sabedoria, Atenas é uma deusa fisicamente ativa, prima pela saúde. Afinal, corpo são, mente sã. Isso também reflete o sábio equilíbrio entre matéria e espírito.
É importante lembrar que esta deusa é a filha preferida de Zeus, nascida da cabeça dele. A história de sua mãe, Métis (uma divindade do oceano), é bem triste: foi enganada, deixada pequenina e engolida, grávida, porque Zeus havia soubera de uma profecia que dizia que seria deposto por um filho de coração cativante. Então, decidiu eliminar essa possibilidade assassinando sua consorte gestante. Mas, a profecia também falava que teria uma filha igual a ele em coragem e resolução. Ao perceber que Métis, já engolida, estava grávida de uma filha, correu salvar a bebê terminando a gestação em sua própria cabeça e, com isso, incorporando seus atributos e contrariando o destino. Disso decorrem algumas consequências importantes para nós, mortais, que sentimos a vibração dessa deusa correr mais forte em nosso inconsciente:
1. Na mitologia grega, a Sabedoria corresponde a uma força feminina: isso indica que os homens devem prestar mais atenção a sua anima, ou seja, sua contraparte sexual que, ouvida, pode se transformar em uma sábia aliada e conselheira. Essa dificuldade em ouvir a anima acaba fazendo com que muitos homens projetem em amigas e companheiras a interlocutora que fará esse papel (no exterior) sendo que ele traz em si essa força como potência, caso consiga saber ouvir sua anima.
2. O fato de não ter conhecido a própria mãe e já ter saído praticamente adulta da cabeça do próprio pai faz de Atena uma referência para mulheres muito identificadas com o mundo racional, masculino. É importante que mulheres altamente focadas em Atena resgatem a leveza da infância, reaprendam a "brincar" e partam para o reencontro da mãe.
3. Sua proximidade com o mundo masculino do pai - é a "filhinha do papai" - tende a colocá-la mais próxima e favorável aos homens do que as mulheres, diferentemente do que ocorre com Ártemis, deusa da lua, da caça, do arco e flecha certeiros, protetora das mulheres e dos partos. Por isso, as mulheres que vibram nesse arquétipo tendem a não perceber a importância da pauta feminista, pois é possível que grande parte do pleito não tenha sido vivenciado por ela por seu bom relacionamento com os homens e a proteção e adoração do "pai".
4. Por fim, a racionalidade e intelectualidade de Atena, patrona e protetora dos heróis, faz com que a mulher penda para o papel de amiga boa conselheira, fechando-se para um relacionamento emocional mais profundo, no âmbito da afetividade. Lembre-se que Atena é casta e celibatária; em sua autossuficiência, é assexual.
Aspectos positivos:
- Altiva, inteligente, deusa da Sabedoria.
- Casta, celibatária, independente e autossuficiente.
- Estrategista, tem como habilidades a previsão e a paciência.
- É deusa da Saúde, admira práticas físicas.
- Filha preferida de Zeus, a quem ele confiou seu raio e égide, tende a defender o patriarcado.
- Aprecia estar em meio à ação e poder de decisão do mundo masculino.
- Amiga, conselheira, patrocinadora dos homens.
- Diplomática e moderada, coloca o pensamento racional acima das emoções, a vontade acima do instinto.
Aspectos de sombra:
- Demonstra pouca ou nenhuma compaixão pelos mal-sucedidos, rebeldes ou oprimidos.
- Sua racionalidade fria, despida de afetividade, leva a ser chamada de Atenas "encouraçada": levanta defesas intelectuais que afastam relações afetivas.
- Sua independência e castidade levam-na a uma espécie de assexualidade (não se envolve e nem demonstra necessidade de envolver-se emocional-afetivo e sexualmente com ninguém).
- Portadora do "efeito Medusa": sua frieza racional a defende (eis porque a imagem de Medusa em seu escudo) congelando seus adversários e também quem quer que se aproxime para estreitar laços.
- Coloca a efetividade das estratégias acima de aspectos éticos (os fins justificam os meios).
- Dificuldade em identificar-se com memórias de infância e em compreender o mundo da mãe - para ela, que salta adulta da cabeça do pai, só reconhece a ele como genitor.
- Se você age impulsivamente, age antes de pensar e depois se arrepende, é interessante invocar a força desse arquétipo para trazer a capacidade de ponderar, resolver as situações por meio da diplomacia e da moderação, submeter instintos e explosões emocionais à razão.
- Se você tem dificuldade para apreender o que estuda, organizar ou coordenar atividades complexas, estabelecer metas e estratégias - seja em casa ou no âmbito profissional, "chame" Atena e sua capacidade estratégico-tática e de previsão.
- Se você está a procura de um relacionamento afetivo... Bom, essa deusa é ótima como amiga, conselheira, protetora... E atrai os homens nesse sentido. Mas ela não vibra atração afetivo-sexual, muito pelo contrário. Ela carrega um escudo com a Medusa, lembra? Sua frieza racional é congelante e assustadora.
- Se você, mulher, precisa de maior desenvoltura no mundo masculino, corporativo, político, bélico, competitivo... Atena também é uma força recomendada, pois transita muito bem pelo mundo masculino, colhendo a admiração dos homens por sua inteligência, sagacidade, sabedoria e capacidade de planejamento e execução.
Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos
Os arquétipos são responsáveis por reger e organizar o mundo, a mente e também os comportamentos dos seres.
Para isso, ele atua poderosamente no que chamamos de inconsciente coletivo, trazendo transformações reais para a nossa vida.
Sendo assim, se você deseja mudar a sua frequência e se beneficiar da energia dos arquétipos, recomendamos que você conheça nosso treinamento O Poder dos Arquétipos.
Nosso treinamento trata os arquétipos através de uma abordagem Real, Prática e Inteligente ensinando você a usar essas forças de forma a realizar mudanças profundas em sua vida.
Está preparado(a) para ter enormes transformações em sua vida? Se sim CLIQUE AQUI para conhecer nosso treinamento,
Artigo produzido por Cíntia Regina.
Outros projetos:"Clínica dos Sonhos" (análise e interpretação do material onírico trazido pelos clientes), "Roda Deusas em Mim" e "Roda Deuses em Mim" (vivências com apresentação de deusas e deuses gregos e sua correlação com os arquétipos mais presentes na alma dos participantes), "Atendimento de Tarô" (com foco em consulta e atendimento terapêutico). Dirigente do Espaço Meditativo Portal de Aruanda, com vivências xamânicas.Contato para cursos, participação em vivências e consultas: (11)98264-5779.
Oii Cíntia
ResponderExcluirPreciso invoca-la rsrs
Parabéns pelo texto e iniciativa ☾