Arquétipo da Fênix: GLÓRIA e TRANSMUTAÇÃO
A Fênix é uma ave mítica conhecida pelo seu poder de renascer das próprias cinzas. Além da imortalidade, a Fênix detém uma força sobrenatural e extraordinária (em algumas contos relatam que ela é capaz de erguer um elefante). É o símbolo universal da morte e do renascimento, do fogo, do sol, da vida, da renovação, ressurreição, imortalidade, longevidade, divindade e invencibilidade.
O mito da Fênix remonta ao antigo Egito. Os Egípcios associaram a Fênix ao ciclo solar. Eles acreditavam que a Fênix poderia viver cerca de 500 anos, todavia é possível fazer um paralelo entre as fases da Fênix com o nascer do Sol e compreender sua associação ao Astro Rei:
OS ARQUÉTIPOS SÃO ENERGIAS PODEROSAS E TRAZEM ENORMES TRANSFORMAÇÕES PARA TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA, SEJA PROFISSIONAL, RELACIONAMENTOS, SAÚDE, CARREIRA, NEGÓCIOS ...
POR ISSO EU RECOMENDO QUE VOCÊ CONHEÇA NOSSO TREINAMENTO SOBRE ATIVAÇÃO DE ARQUÉTIPOS
LÁ VOCÊ VAI ENTENDER A FUNDO COMO FUNCIONA TODA ESSA ENERGIA E APLICA-LÁ DE FORMA CORRETA E OBJETIVA EM TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA
O renascer da Fênix acontece ao amanhecer. ela torna-se poderosa no pico da manhã.
De tarde, ela ia perdendo sua força. Até que de noite, momentos antes de morrer, ela iniciava um processo de autocombustão mágico até incinerar-se completamente. A Fênix, antes de morrer, botava um ovo que ficava protegido e aquecido em suas próprias cinzas, essa fase é representada pela ausência total do Sol na madrugada. Ao amanhecer, o ovo é quebrado e a Fênix renasce novamente.
Os gregos também tiveram acesso ao mito da Fênix por influência egípcia. Como a Fênix ''egípcia'' estava associada ao Sol, os gregos associaram-na à Heliópolis (''a cidade do sol''). Acreditavam que no momento que a nova Fênix ressurgia, ela levava as cinzas da Fênix antiga para um altar em Heliópolis, para honrá-la.
Em Roma, os escritores Tácio, Ovídio e Plíneo (''o Velho''), descreveram a Fênix como uma ave majestosa, de força descomunal, que dominava o fogo e era capaz de ressurgir das próprias cinzas. Essa versão se espalhou pelo mundo ocidental, sendo a mais conhecida atualmente.
Os Persas também acreditavam que existia uma Fênix. Em 1177, o poeta Attar da cidade de Nixapur, escreveu a obra ''A Conferência dos Pássaros'' onde conta a saga de trinta aves que voam juntas em busca do rei Simorgh. Nessa obra, a Fênix é um exemplo a ser seguido, pois ela sabe exatamente o dia de sua morte, podendo se preparar para isso.
Na Idade Média, a Fênix era um símbolo sagrado para os cristãos. Representava a ressurreição de Cristo e o triunfo da vida sobre a morte.
Para utilizar a Fênix como arquétipo deve-se lembrar que ela é cíclica, portanto, é um arquétipo de altos e baixos, que ativa a Lei da Polaridade em seu maior grau de atuação. Não há uma moderação ou comedimento: é tudo ou nada, 8 ou 80, bom ou ruim, quente ou frio.
1) (re)Nascer - Amanhecer
Essa fase é quando a Fênix sai do ovo. Período extremamente positivo. A energia de ação está no ápice. Muita esperança, motivação, vontade, força, garra, poder pessoal e coragem. É um banho de dopamina para o corpo, mente e espírito.
2) Viver - Entardecer
Essa fase é o momento em que a Fênix está amadurecendo. É o período da vida que possui maior domínio de sua própria energia. É o autoconhecimento sendo aprimorado. A energia de ação ainda está em quantidades enormes. É uma fase de plenitude. Acontece um processo de reforma íntima que possibilita um grande salto consciencial.
3) Autocombustão - Anoitecer
Essa fase é ambivalente. Minutos antes de morrer, a Fênix libera seu poder máximo, iniciando um processo de autocombustão. Essa fase representa o momento em que o ser atinge seu potencial, é o momento de maior conquista de evolução pessoal. Isso pode se refletir em qualquer área da vida, ou em todas ao mesmo tempo, pois tudo está interconectado.
4) Cinzas - Madrugada
Após arder em chamas, a Fênix extingue-se em cinzas. Essa fase pode representar um período que falta ânimo. É o período que sucede os melhores momentos de nossas vidas. A vida continuou e agora existe um peso inconsciente: fazer os próximos dias tão agradáveis como aqueles que você vivenciou. Essa fase é muito complicada emocionalmente. Mas deve-se lembrar que a Fênix sempre deixa um ovo em suas cinzas: há vida, há esperança.
É interessante citar que Freddie Mercury, vocalista da banda Queen, conhecia o poder dos Arquétipos e utilizou no logo a Fênix regendo os outros arquétipos. Coincidentemente, sua história de vida teve grandes altos e baixos.
Características Positivas:
- Renascimento;
- Esperança;
- Positividade;
- Imponência;
- Autossuficiência;
- Destemor e valentia;
- Elevadíssima autoestima;
- Elevadíssima autoconfiança;
- Transmutação energética;
- Poder pessoal;
- Magnetismo natural;
- Transcendência;
- Conexão com sua Ancestralidade;
- Intuição elevada;
- Alta performance;
- Proatividade;
- Desapego;
- Solitude;
- Autoconhecimento;
- Coragem;
- Determinação;
- Autocrítica e presença absoluta;
- Aumenta consideravelmente a Energia Yang.
O Lado Sombrio da Fênix:
- Arrogância;
- Orgulho;
- Preferência em estar só (não faz questão de ter companhia e nem precisa de alguém para ser feliz);
- Momentos maravilhosos antecedem momentos que exigem maior equilíbrio emocional;
- Catarses intensas e profundas na Fase Cinzas (é insuportável ao ego).
- Processo constante de reforma íntima;
- Mudanças rápidas.
Observações:
1) Muitos artistas, celebridades e músicos utilizam a Fênix para estarem sempre em ascensão, para manter sua fama independente do que acontecer. Mas essa busca pela ascensão da Fênix sempre gera o ''processo de autocombustão'', que traz grande sucesso, e posteriormente uma fase de instabilidade emocional.
2) A Fênix possui características positivas semelhantes aos Arquétipos da Águia, Falcão e Gavião. Todavia, é um arquétipo que garante uma ascensão descomedida, rápida e cíclica. Mas é um arquétipo de dualidade e ambivalência nítidas: ativa a Lei da Polaridade em sua magnífica excelência. Nesse aspecto pode-se dizer que as mudanças são tão intensas como o arquétipo da Borboleta (que também é cíclico).
3) Exige muita reforma íntima. Não é um arquétipo para se brincar. A Fase Cinzas é potencialmente perigosa e pode gerar neurotransmissores de autossabotagem. É comum notar que pessoas que utilizam esse arquétipo conquistam muitas coisas, mas passam por momentos desafiadores.
Ser Fênix exige, no mínimo, que você já tenha compreendido o que é Ser Águia.
Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos
Os arquétipos são responsáveis por reger e organizar o mundo, a mente e também os comportamentos dos seres.
Para isso, ele atua poderosamente no que chamamos de inconsciente coletivo, trazendo transformações reais para a nossa vida.
Sendo assim, se você deseja mudar a sua frequência e se beneficiar da energia dos arquétipos, recomendamos que você conheça nosso treinamento O Poder dos Arquétipos.
Nosso treinamento trata os arquétipos através de uma abordagem Real, Prática e Inteligente ensinando você a usar essas forças de forma a realizar mudanças profundas em sua vida.
Está preparado(a) para ter enormes transformações em sua vida? Se sim CLIQUE AQUI para conhecer nosso treinamento,
Gostou? Compartilhe!
Siga o Arquetom no Instagram (@arquetom):
https://www.instagram.com/arquetom/
Entre em nosso Grupo de Estudos do Facebook:
https://www.facebook.com/groups/arquetom/
Inscreva-se em nosso Canal do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCU-SvVFRJ1nXyf9kQpn47FQ
Aprofunde-se no Mundo dos Arquétipos!
Marque sua Mentoria Arquetípica!
Para mais informações:
(11)98351-2587
Comentários
Postar um comentário
Comente!