Arquétipo de Apolo: Harmonia, Ordem, Moderação



Fiquei sabendo que muitos têm solicitado mais informações sobre as forças arquetípicas que o deus Apolo personifica, já que tem sido muito utilizado como poderosa força de atração para a conquista de relacionamentos.

Farei uma explanação sobre algumas características desse grande Deus e talvez, juntos, consigamos averiguar que esse arquétipo vai muito além desse primeiro propósito.

Apolo é o Deus do Sol, arqueiro, legislador, filho predileto de Zeus. Aliás, ele era o segundo deus mais cultuado e admirado na antiga Grécia. Essa informação é interessante, pois no Império Romano, o segundo deus mais admirado era Marte, o deus da guerra, sendo que na Grécia, Ares era desprezado e preterido por seu pai, Zeus. De certo modo, essa rápida comparação nos permite inferir o perfil do povo grego (civilizatório, vendo no desenvolvimento das artes e das leis o signo da harmonia) e do povo romano (conquistador, versado nas artes da guerra, de certo modo destemperado, com "sangue nos olhos" pra resolver as coisas a seu modo, destemido no combate corpo-a-corpo).

OS ARQUÉTIPOS SÃO ENERGIAS PODEROSAS E TRAZEM ENORMES TRANSFORMAÇÕES PARA TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA, SEJA PROFISSIONAL, RELACIONAMENTOS, SAÚDE, CARREIRA, NEGÓCIOS ... 

POR ISSO EU RECOMENDO QUE VOCÊ CONHEÇA NOSSO TREINAMENTO SOBRE ATIVAÇÃO DE ARQUÉTIPOS

LÁ VOCÊ VAI ENTENDER A FUNDO COMO FUNCIONA TODA ESSA ENERGIA E APLICA-LÁ DE FORMA CORRETA E OBJETIVA EM TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA


Ser o segundo deus preferido (na cultura grega) não é exatamente um problema para Apolo, que se encontra muito confortável no papel daquele que veio para dar a conhecer e executar a vontade de seu pai. A harmonia entre ambos (o deus-pai, Zeus, e o deus-filho, Apolo) se faz ver entre homens que, alçando grandes posições dentro de um sistema hierárquico, não trabalham com o objetivo de derrubar seu superior, mas sim para apoiá-lo e fazer crescer os projetos em que atuam. Pessoas que vibram nesse arquétipo trabalham bem em equipe: preferem ser a estrela de um grande time de estrelas, ao invés de ser um astro solitário no firmamento da vida profissional.

Apolo pertence à geração dos deuses-filhos, sendo irmão gêmeo da destemida Ártemis (Diana), e meio-irmão de Hermes (Mercúrio), Ares (Marte) e Dionísio (Baco). Ao lado da irmã, com quem mantém um bom relacionamento, por vezes, competitivo sem necessariamente ser destrutivo, podemos observar um par de opostos interessante: enquanto Apolo representa o impulso civilizatório, de ordenação, Ártemis prefere a vida selvagem, a liberdade; Apolo simboliza o racional, Ártemis o instintivo. Ambos são exímios arqueiros, o que aponta a qualidade de quem consegue manter o foco. Gostam de desafios, de testarem suas habilidades - e é nesse sentido que exercem a competitividade, como chama que convida à superação de si mesmo.

Apolo enxerga longe, gosta de definições claras, favorece o pensar sobre o sentir. É detalhista, mas sua visão é (paradoxalmente) panorâmica. Como deus solar, é um deus do céu - portanto, distante emocionalmente. Não é sonhador, embora possa desenvolver uma visão espiritual. Ter mente apolínea significa ter pés na realidade objetiva, saber o que se quer e ter vontade para alcançar.

Seu arco indica noção de futuro. Apolo também é o deus da profecia. Lembram-se do Oráculo de Delfos, dedicado a ele? Conta-se que o Oráculo era dominado por uma grande deusa antiga, Píton, que foi combatida e vencida por ele. Por essa razão, as sacerdotisas são conhecidas como pitonisas, capazes de predizer o futuro. Duas máximas são atribuídas a esse deus: "Conhece-te a ti mesmo" e "Nada em excesso".



Aspectos positivos
  • É patrono da Medicina (pai de Asclépios ou Esculápio).
  • Legislador: grande capacidade de colocar as coisas em ordem.
  • Seu arco e flecha indicam grande habilidade para enxergar longe, definir e perseguir metas.
  • Sua lira é símbolo da harmonia, da beleza da música clássica. É o deus das artes.
  • É um realizador, um vencedor. É o deus do Sol.
  • Jovem e "certinho", normalmente se dá muito bem em profissões que exigem disciplina e anos de estudo.
  • Harmonia, ordem, forma, pureza, moderação, beleza são valores que vibram nesse arquétipo.
  • Capacidade de enxergar o futuro, preponderância para o campo profético.
  • Predisposição para o trabalho em grupo.
  • Prudente, prefere evitar riscos físicos, atuando a distância ou no papel de observador.
  • Em situações de competição, não costuma guardar rancor ou mágoa.
  • Tem senso prático.

O Lado Sombrio de Apolo:
  • Dificuldade para envolver-se emocionalmente.
  • Não é bom amante.
  • Sua dimensão instintiva, sexual e sensual é menos conscientemente desenvolvida.
  • Se deixa envolver por mulheres sensitivas, emotivas, irracionais que não conseguem admirar suas qualidades (de objetividade, racionalidade), o que acaba atraindo situações de relacionamento que não têm um final feliz.
  • Apresenta tendência de classificar as mulheres em "pra casar" ou "não é pra casar". 
  • Apresenta potencial para a hostilidade, embora valorize a prudência e exerça violência e até mesmo crueldade sem misericórdia desde que dentro de limites legais.
  • De vez em quando solta algumas setas envenenadas (palavras tóxicas, por exemplo, ferindo as pessoas por meio de palavras).

Para fechar essa humilde apresentação, gostaria de lembrar que Apolo concedia Delfos à Dionísio durante os três meses de inverno - o que sinaliza a necessidade das pessoas que agem sob a influência desse poderoso arquétipo (que prima pela moderação) de, pelo menos um pouco, ceder tempo e espaço para experiências mais sensoriais.

Ah! Agora vamos pensar um pouco sobre o uso desse arquétipo para "atrair relacionamentos". Apolo é um deus admirável. Harmonia, boa forma, perfeição... Atributos honrosos que se põem ao lado de ser um grande realizador, "pai da civilização" que, com leis e grande senso de objetividade, praticidade e organização, põe tudo em ordem. Mas, as narrativas míticas falam que viveu relacionamentos afetivos tumultuados. Dafne, flechada por um seta de chumbo por Eros, o repudiou (e foi transformada em loureiro - folhas de louro são as preferidas por Apolo). Cassandra, filha de Príamo e Hécuba, reis de Tróia, ganhou dele o dom da profecia; mas como não lhe concedeu seu amor, como combinado, Apolo a amaldiçoou: ela veria o futuro (no caso, a tragédia de Tróia), mas ninguém acreditaria nela.

Por isso, creio que este arquétipo auxilia muito no desenvolvimento da autoestima (olhem só, um deus realizador, vencedor, patrono das artes, da medicina, um legislador!), mas não necessariamente despertará o encanto justamente daquelas que gostaria, pois tende a se apaixonar por quem não sabe admirar seu jeito de ser. Então... cuidado.

Para o uso desse arquétipo, lembre-se da máxima: "Nada em excesso".





Esse texto foi produzido com base no livro OS DEUSES E O HOMEM, de Jean Shinoda Bolen.


Cíntia Regina

Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos 

Os arquétipos são responsáveis por reger e organizar o mundo, a mente e também os comportamentos dos seres.

Para isso, ele atua poderosamente no que chamamos de inconsciente coletivo, trazendo transformações reais para a nossa vida.

Sendo assim, se você deseja mudar a sua frequência e se beneficiar da energia dos arquétipos, recomendamos que você conheça nosso treinamento O Poder dos Arquétipos.

Nosso treinamento trata os arquétipos através de uma abordagem Real, Prática e Inteligente ensinando você a usar essas forças de forma a realizar mudanças profundas em sua vida.

Está preparado(a) para ter enormes transformações em sua vida? Se sim CLIQUE AQUI para conhecer nosso treinamento,





_____________________________________________________________________________________

Outros projetos:
"Clínica dos Sonhos" (análise e interpretação do material onírico trazido pelos clientes), 
"Roda Deusas em Mim" e "Roda Deuses em Mim" (vivências com apresentação de deusas e deuses gregos e sua correlação com os arquétipos mais presentes na alma dos participantes), 
"Atendimento de Tarô" (com foco em consulta e atendimento terapêutico). 
Dirigente do Espaço Meditativo Portal de Aruandacom vivências xamânicas.
Contato para cursos, participação em vivências e consultas: (11)98264-5779.







Gostou? Compartilhe!

Siga o Arquetom no Instagram (@arquetom):
https://www.instagram.com/arquetom/

Entre na nosso Grupo do Facebook
https://www.facebook.com/groups/arquetom/

Aprofunde-se no Mundo dos Arquétipos!
Marque sua Mentoria Arquetípica!

Para mais informações: (11)98351-2587

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

12 Arquétipos para RELACIONAMENTO PERFEITO!

Arquétipo da Anja Abundia - Riqueza, Abundância e Prosperidade

Como DESATIVAR um Arquétipo? - Guia para Iniciantes