Ying Yang - O Símbolo do Equilíbrio e Harmonia
O símbolo Yin Yang, também conhecido como diagrama Tai-chi ou Tei-Ji, é representado por um círculo dividido por uma linha sinuosa, nas cores preto e branco. A cor preta representa Yin, a branca representa Yang. Cada metade possui uma pequena esfera em seu interior da cor oposta, simbolizando o equilíbrio das forças opostas, que são complementares e inseparáveis de tudo que está manifesto.
Há apenas uma Consciência, uma Energia, um Ser, um Todo. Mas no momento de manifestar-se (fragmentar-se em Infinitas Possibilidades, Infinitas Emanações), divide-se em duas forças: torna-se yin e yang, forças de doação (yang) e recepção (yin).
Vou traçar um paralelo à Kabbalah: Kether (o Potencial Puro das Manifestações) gera Chokmah (é a Sabedoria, a Energia Pura ainda não materializada, cárater masculino de expansão). Instantaneamente, Binah (é o Entendimento, Manifestação da Forma sobre a Força, caráter feminino de recepção) também é criada para estabelecer um equilíbrio recíproco e complementar, tornando a Força Infinita de Chokmah limitada. Essa dinâmica entre Chokmah e Binah gera as forças de doação (ação = yang) e recepção (reação = yin) que atuam em nossa realidade.
O Yin Yang é um símbolo do Taoísmo que representa a dualidade que existe sobre todas as coisas, é o princípio gerador de todas as coisas do Universo, a partir da união de duas energias opostas e complementares entre si. A própria imagem revela que dentro de cada metade há uma esfera de cor contrária, representando que, mesmo com vibrações, intenções e jeitos diferentes, as características de cada lado ainda se relacionam diretamente com seu oposto. São dualidades, mas sem polaridades demarcadas. Todo Yin contém Yang, e todo Yang contém Yin, sempre.
Características da Energia Yin:
Feminino; receptivo; sistêmico/global; cooperativo; detalhista; introspectivo; resistência; intuição; lunar; instrutivo; paciência; oceânico; frio; densidade fina; hormônio progesterona; absorção; escuro; liso/mácio; submissão; espiritualidade.
Características da Energia Yang:
Masculino; provedor; foco/individual; competitivo; prático; extrovertido; força; razão; solar; construtivo; rápido; aterrador (conectado); quente; densidade espessa; hormônio testosterona; penetração; claro; áspero e duro; autoridade; materialidade.
Yang está atribuído ao masculino projetivo, Yin ao feminino receptivo, não quanto a fisiologia dos sexos, mas primordialmente como quantitativos energéticos complementares, pois tanto o homem quanto a mulher possuem uma porcentagem de yin e yang.
Se yang é o impulso de energia, yin é a consolidação. Se yang é dilatação, yin é a contração. Se yang é a pergunta, yin é a resposta. Para toda ação (yang) existe uma reação (ying). Dessa maneira, Yin e Yang compõem a totalidade equilibrada do mundo manifesto sempre em duas polaridades.
Excesso de Energia Yin no Ser Humano:
Compassivo, acolhedor; dificuldade em tomar iniciativas e decisões; ideias confusas; sentimentos prejudicam o raciocínio; pode enfrentar dificuldades financeiras quando dependa de empreender; pode ser lento; tendência à melancolia e dispersão; preguiça; alienação; ambiente desorganizado; acúmulo de objetos; movimentos contidos; timidez; submissão; depressão; dependência; vida social e familiar escassa; voz baixa.
Excesso de Energia Yang no Ser Humano:
Raiva, irritação e ira que podem desencadear uma ''explosão comportamental''; aceleração mental; dificuldade analisar circunstâncias (excesso de foco e atenção) de um complexo ou sistema; corpo tenso; falta harmonia nos movimentos; otimismo eufórico; necessidade de convencer; dita condutas e regras; moral rígida que pode gerar seletividade (tendência ao preconceito); metódico; dorme pouco; voz alta, geralmente com discursos longos; lança palavras desmedidas e inapropriadas; desconexão da intuição; instintos aflorados; energia e vontade de realizar; ansiedade.
O Equilíbrio entre Yin e Yang
É importante equalizar as energias Yin e Yang, tanto em nós como no meio externo. A capacidade de manifestação da realidade desejada torna-se acessível à medida que o ser humano equilibra sua energia Yin e Yang. É literalmente ser capaz de manifestar todos os seus desejos.
O equilíbrio Yin Yang possibilita que o ser humano ressoe em paz, harmonia, em total sintonia e ressonância com o Amor Universal, O Todo. Estar em sintonia com O Todo é literalmente iniciar sua jornada por um caminho de felicidade plena e ininterrupta. Simples assim.
Os 7 Princípios do Yin Yang:
1- Todas as coisas são diferentes manifestações da Unidade Infinita;
2- Nada é estático; tudo se transforma;
3- Todos os antagonismos são complementares;
4- Não existem duas coisas absolutamente iguais;
5- Tudo possui frente e verso;
6- Quanto maior a frente maior o verso;
7- Tudo que tem início tem fim.
Os 12 Teoremas do Yin Yang:
1- Yin e Yang são os dois pólos da pura expansão Infinita: elas se apresentam quando a pura expansão atinge o ponto geométrico da bifurcação;
2- Ying e Yang surgem continuamente da pura expansão Infinita;
3- Yang é centrífugo, Yin é centrípeto; Yin e Yang produzem energia;
4- Yang atrai Yin e Yin atrai Yang; Yang repele Yang e Yin repele Yin.
5- Yin gera o Yang quando potencializado e Yang gera Yin quando potencializado;
6- A força de atração ou repulsão entre as coisas é proporcional à diferença entre os seus componentes Yin e Yang.
7- Todo fenômeno é produzido pela combinação entre Yin e Yang em variadas proporções;
8- Todos os fenômenos são efêmeros devido às constantes alterações das agregações dos componentes Yin e Yang;
9- Nada é exclusivamente Yin e Yang: tudo tem polaridade;
10- Não existe nada neutro; Yin ou Yang estão em evidência em qualquer situação;
11- Grande Yin atrai o pequeno Yin; o grande Yang atrai o pequeno Yang;
12- Todas as concreções (solidificações) físicas são Yin no centro e Yang na periferia.
Características desse Arquétipo:
-Equilíbrio;
-Moderação;
-Justiça;
-Compreensão;
-Reflexão;
-Discernimento;
-Sabedoria;
-Conexão com o Todo.
Observações:
1) Recomendável para quem está buscando equilibrar suas energias Yin e Yang para viver um caminho mais harmônico, consciente e equilibrado.
2) É um arquétipo poderosíssimo para iniciar um processo profundo de reforma íntima e autoanálise. É uma transformação poderosa, principalmente para as pessoas que tem o Yang ou Yin em excesso.
3) Com o passar do tempo, conforme as energias Yin e Yang se equilibram, o campo eletromagnético do indivíduo aumenta, aumentando seu poder de cocriação.
4) Não há um ''Lado Sombrio'' do Yin Yang. Ele busca equilibrar a Luz e a Sombra.
Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos
Os arquétipos são responsáveis por reger e organizar o mundo, a mente e também os comportamentos dos seres.
Para isso, ele atua poderosamente no que chamamos de inconsciente coletivo, trazendo transformações reais para a nossa vida.
Sendo assim, se você deseja mudar a sua frequência e se beneficiar da energia dos arquétipos, recomendamos que você conheça nosso treinamento O Poder dos Arquétipos.
Nosso treinamento trata os arquétipos através de uma abordagem Real, Prática e Inteligente ensinando você a usar essas forças de forma a realizar mudanças profundas em sua vida.
Está preparado(a) para ter enormes transformações em sua vida? Se sim CLIQUE AQUI para conhecer nosso treinamento,
Gostou? Compartilhe!
Siga o Arquetom no Instagram (@arquetom):
https://www.instagram.com/arquetom/
Entre em nosso Grupo de Estudos do Facebook:
https://www.facebook.com/groups/arquetom/
Inscreva-se em nosso Canal do Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCU-SvVFRJ1nXyf9kQpn47FQ
Aprofunde-se no Mundo dos Arquétipos!
Marque sua Mentoria Arquetípica!
Para mais informações:
(11)98351-2587
Perfeito, amei.
ResponderExcluir