A maioria dos estudantes de arquétipos acaba conhecendo, durante suas pesquisas, os ''Animais de Poder'' do Xamanismo. Ou ao contrário, algumas pessoas que tiveram vivências xamânicas, ao procurar a simbologia de seu Animal de Poder, acaba encontrando artigos sobre os arquétipos.
É comum as pessoas associarem ambos os conhecimentos, porque de maneira prática, o termo ''Animais de Poder'' e ''Arquétipos Animais'' são palavras diferentes para nomear o mesmo fenômeno.
Antes de aprofundar o conceito dos Animais de Poder, é necessário que se compreenda o que é o Xamanismo.
OS ARQUÉTIPOS SÃO ENERGIAS PODEROSAS E TRAZEM ENORMES TRANSFORMAÇÕES PARA TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA, SEJA PROFISSIONAL, RELACIONAMENTOS, SAÚDE, CARREIRA, NEGÓCIOS ...
POR ISSO EU RECOMENDO QUE VOCÊ CONHEÇA NOSSO TREINAMENTO SOBRE ATIVAÇÃO DE ARQUÉTIPOS
LÁ VOCÊ VAI ENTENDER A FUNDO COMO FUNCIONA TODA ESSA ENERGIA E APLICA-LÁ DE FORMA CORRETA E OBJETIVA EM TODAS AS ÁREAS DA SUA VIDA
O Xamanismo pode ser resumido como o conjunto de ritos, práticas, manifestações e vertentes de pensamento que estavam presentes em inúmeras sociedades centralizadas na figura do xamã, que era o indivíduo reconhecido como líder espiritual por ser capaz de transitar entre a realidade física e a dimensão espiritual durante seus transes místicos, o que conferia habilidades mágicas de cura.
Pode ser considerado como uma filosofia de vida que integra o homem à natureza, desenvolvendo sua consciência e suas virtudes, com objetivo único e final de tornar-se um canal de expressão do Grande Espírito (Deus).
Na atualidade, a palavra ''Xamanismo'' algumas vezes é usada genericamente para expressar algumas práticas etnomédicas, religiosas, naturais, mágicas e filosóficas que envolvem transe, meditação, cura e contato com seres, espíritos e energias de dimensões espirituais.
Como o Xamanismo remete-se à sabedoria ancestral - os povos antigos que sobreviveram em contato absoluto com a Natureza -, pode-se dizer que hoje em dia, os resquícios e adaptações desse conhecimento está formando o ''Neoxamanismo'', um fenômeno que está expandindo.
Neoxamanismo é o movimento atual que tenta resgatar as práticas e o conhecimento do xamanismo, conciliando com elementos culturais e filosóficos da atualidade, adaptando a filosofia xamânica para o mundo moderno.
Agora que você já sabe exatamente o que é o Xamanismo, fica mais fácil de compreender o que são os Animais de Poder.
Para os xamãs, os Animais de Poder são Guias Espirituais que mentoram os humanos durante suas vidas terrenas, sendo incubidos de auxiliá-los. São considerados como manifestações de forças interiores potenciais, capazes de expressar-se através de sincronicidades, insights, pensamentos e da própria personalidade.
O Animal de Poder, de maneira objetiva, é uma representação arquetípica e simbólica de um Mentor espiritual, que qualquer ser humano é capaz de acessar quando inicia sua ''jornada xamânica'', ou seja, quando desenvolve sua espiritualidade através das práticas do Xamanismo.
Geralmente, os Animais de Poder eram representados por totens, o indivíduo adepto do xamanismo utiliza seu totem para visualizar seu Animal de Poder, pedindo ensinamentos, respostas ou conexão com sua energia animal.
Nesse sentido, pode-se dizer que eles usavam a imagem totêmica para acessar ideias primordiais. Ou seja, os xamãs ''ativavam'' os arquétipos através dos totens.
O seu Animal de Poder (Animal Totem) revela-se para você conforme você desenvolve-se no Xamanismo, e é comum descobrí-lo através de meditações específicas com tambor. Todavia, existem adeptos do neoxamanismo que afirmam que não é necessário participar de cerimônias ou ritos para descobrí-lo, basta desejar sentí-lo e ele revela-se através de sincronicidades.
Inclusive, outra curiosidade interessante é que muitos animais não foram considerados como ''Animais de Poder'' no Xamanismo Ancestral, até porque era impossível uma tribo conhecer todos os animais do Planeta. Somente na atualidade - com a ascensão do Neoxamanismo - que muitos animais ganharam uma simbologia e propriedade ''medicinal'' xamânica.
Sim, existe o termo ''Animal Medicina'' ou ''Medicina Animal'', que expressa o potencial de influência e auxílio de um Animal de Poder. Cada animal possui sua medicina natural.
No Neoxamanismo também existe uma vertente de adeptos que acreditam que um ser humano é capaz de interagir com diversos Animais de Poder durante sua vida, não se restringindo apenas um (o Animal Totem), já que existe uma variedade de animais no mundo.
Também existem terapeutas xamânicos que trabalham com:
Animal Central (Animal Totem): é o animal de Poder principal, que rege sua personalidade e auxilia desde o nascimento até a morte do ser humano.
Animal Negro: visa combater as energias negativas, e representa o nosso lado mais sombrio. Aceitar que temos um lado obscuro é viver em completude, e se fortalecer para encarar qualquer adversidade.
Animal Alado (Celestial): é o animal que representa o espírito, e, portanto, sua visão é ampliada, e nos permite vislumbrar a solução para as situações que necessitamos.
Animal Dourado: é aquele que representa todas as nossas vivências anteriores, e toda a sabedoria que foi adquirida pelo nosso espírito até o momento presente. Também é nosso elo com o Grande espírito, e portanto, a fonte para a cura espiritual.
Indo um pouco mais além no Mundo dos Arquétipos
Os arquétipos são responsáveis por reger e organizar o mundo, a mente e também os comportamentos dos seres.
Para isso, ele atua poderosamente no que chamamos de inconsciente coletivo, trazendo transformações reais para a nossa vida.
Sendo assim, se você deseja mudar a sua frequência e se beneficiar da energia dos arquétipos, recomendamos que você conheça nosso treinamento O Poder dos Arquétipos.
Nosso treinamento trata os arquétipos através de uma abordagem Real, Prática e Inteligente ensinando você a usar essas forças de forma a realizar mudanças profundas em sua vida.
Está preparado(a) para ter enormes transformações em sua vida? Se sim CLIQUE AQUI para conhecer nosso treinamento,
Amei ♥️
ResponderExcluirImpecável como sempre! Excelente material, Lucas! É exatamente isso.
ResponderExcluir